Bloco link grande 2

Translate

1

Cuidar da Espiritualidade da Criança

Uma espiritualidade é um jeito de viver os valores fundamentais do espírito. Podemos falar de várias espiritualidades, uma vez que o leque dos valores que as estruturam é distinto. Mas existe algo de comum nas diversas espiritualidades:
1-Assentam sobre valores para a humanização da pessoa. A lei da humanização é emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão universal.
2-As espiritualidades têm como alicerce a dimensão espiritual da pessoa estruturada para a relação amorosa com Deus e os outros. Há pessoas que não têm noção desta verdade, mas não é por não se conhecer a realidade que ela deixa de funcionar.
3-Qualquer que seja o leque dos valores de uma espiritualidade, estes valores ajudam a pessoa a ter consciência de que somos seres multidimensionais, vivendo num universo com várias esferas ou níveis, entre os quais está a esfera espiritual, cujo coração é o divino que preside à dinâmica do Universo.
4-O cultivo de uma espiritualidade é fundamental para o crescimento espiritual da pessoa;
5-A espiritualidade abre os horizontes da pessoa, conferindo sentidos novos à vida, libertando-a dos horizontes estreitos da matéria.
6-A espiritualidade faz emergir no interior da pessoa uma sabedoria que a capacita para saborear a vida como chamamento a comungar com a transcendência.
7-A espiritualidade é importante para as crianças porque elas, como os adultos, são seres com uma essência espiritual, que precisa atingir o seu pleno desenvolvimento. A pessoa humana é uma obra-prima feita de barro, a qual é a matriz de outra obra-prima feita de espírito.
À medida que cresce espiritualmente, a criança ganha segurança, pois sente que está num mundo com sentido e com uma meta: a plenitude da vida espiritual em comunhão com Deus. À luz da presença da transcendência, o Universo torna-se um lugar amigo, não ameaçador.
A Criança e a Oração
O melhor modo de ensinar uma criança a descobrir que estamos talhados para comunicar com alguém que nos ama, nos protege e é maior que nós, é ensiná-las a orar. Depois de serem bem iniciadas na oração, as crianças começam a ser capazes de orar sozinhas.
A chave do sucesso na oração é aprender a pôr confiadamente a vida nas mãos de Deus. Na oração com as crianças, o ideal é ensiná-las a comunicar como comunicam com as pessoas que mais amam. É fundamental que, na oração, a criança utilize as palavras que usa com os pais e as pessoas amigas. Não é bom tornar as orações repetitivas, o que leva ao desinteresse.
Devemos evitar que os tempos de oração sejam demasiado longos, a fim de evitar a saturação. Mas é bom ensinar as crianças falar muitas vezes com Jesus durante o dia. A melhor maneira de as crianças aprenderem a orar é o modo como os adultos tomam a oração a sério. O melhor mestre é o exemplo.
A Criança e o Dinheiro
É importante para o desenvolvimento da criança aprender a lidar com o dinheiro. Ao longo das gerações, a maior parte dos pais, trabalharam e pouparam com a ilusão de deixar aos filhos uma situação mais próspera do que aquela que eles tiveram. O aumento do poder de compra nos países mais ricos foi tornando este sonho realidade para uma grande maioria dos pais.
No entanto, a instrução financeira nas escolas e em muitas famílias continua a ser neglicenciada. É importante ensinar as crianças que o dinheiro se obtém através do trabalho. Mas seria errado trabalhar só pelo dinheiro. O trabalho é também fonte de realização pessoal e alegria.
Nas idas aos supermercados, por exemplo, é saudável encorajar as crianças a levarem o seu dinheiro, a fim de comprarem o que desejam, em vez de estarem sempre a pedir que lhes comprem coisas. É saudável ensiná-las a economizar em função de um objectivo: adquirir algo importante para elas. É importante que se dêem conta de que não podem gastar sempre as entradas sob pena de nunca poderem adquirir as coisas de que gostam. Mas não basta entender.
É preciso praticar. A criança deve compreender que, poupar, é o caminho para amealhar e, assim, poder realizar muitos dos seus sonhos.
No nosso mundo é muito importante poupar. Mas também é difícil começar a poupar, pois as solicitações são muitas e as satisfações nunca duraram tão pouco como nossos tempos. Os pais podem tornar-se os guardas da poupança das crianças até ser oportuno a abertura de uma conta no banco.
É bom ensinar às crianças que o dinheiro é inútil até ao momento em que o gastamos. Mas com o dinheiro podemos fazer muito mal e muito bem. É importante comunicar às crianças critérios para a utilização do dinheiro. Isto significa comunicar-lhes fundamentos básicos de vida ética. A finalidade da poupança não é amontoar, mas adquirir a liberdade de comprar aquilo que se quer.
Não se deve impedir a criança de comprar o que ela deseja com as poupanças que amealhou para isso.
O dinheiro é bom para comprar coisas. Nunca se pode comparar com a saúde, um trabalho agradável, um contexto familiar ou comunitário feliz. É bom ensinar às crianças que há coisas muito melhores do que o dinheiro. É importante que elas aprendam a valorizar as pessoas pelos valores com que se orientam na vida e não pelo dinheiro que têm.
Fonte: Calmeiro Matias

Um comentário :

luma disse...

Interessante tocar nesses pontos. Vemos pais que não trabalham o lado espiritual e emocional da criança. Dizem práticos, sem tempo e com essas desculpas compram o bom comportamento, o silêncio da criança com "presente". A criança cresce materialista e oca, com desapego a família e amigos. E depois no futuro, esses mesmos pais, reclamam que os filhos não ligam para eles.
Boa semana! Beijus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura 05/11 Dia do Cinema Brasileiro 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro 7 Vidas do Gato - A Lenda A Independência do Brasil A lenda do arco-iris Adultos que não deixaram de ser crianças Alunos Fascinantes aprender As mordidas na escola Bíblia para as Crianças Bons motivos para cuidarmos da leitura Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil Chupeta e Mamadeira - Como tirar Como despertar na criança o interesse pela leitura Conto: Uma mulher moderna Crianças podem usar cosméticos?? De Alegria Dia da Vitória Dia do Fico Dia do Folclore Brasileiro Ditado popular doenças infantis educar emprego escola Escravidão Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet estudar estudo Filhos Brilhantes Fimose frases Frases Indígenas Halloween : O dia das bruxas Jogos infantis: Bolinha de gude leitura Leitura Eficiente Mito Indígena do Sol Música Mãezinha do Céu Não percam: Star Wars - O Despertar da Força Negrinho do Pastoreio Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem O Desempregado oração Oração da Família oração do professor Oração para as crianças antes de dormir Oração para as crianças antes de dormir. Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu oração santo anjo do senhor Outono Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças Pensamentos sobre Leitura Piada; a reprodução infantil Piada: medo infantil Piadas de Crianças poema Porque incentivar a Leitura Infantil?? Proteção às crianças Provérbios Que preguiça de mastigar Receita para fazer uma criança feliz Recordações da Infância Sabedoria e Certeza Síndrome cri-du-chat Sobre a paz Sobre Bebês e Filhos superstição superstições Ternura trabalho Trava-lingua uw a Virtude Xixi na cama

Postagens mais populares no Criança Genial