Bloco link grande 2

15 de maio - Dia do Assistente Social


Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Fonte IBGE


Princípios da profissão

Reconhecimento da liberdade como valor ético central; Defesa dos direitos humanos; A democracia como valor universal; A equidade e a justiça social ; O pluralismo e o direito à diferença; Combate a todas as manifestações de discriminação e preconceito A busca da inserção social de todos os indivíduos; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

O que faz o Assistente Social?

Estuda e analisa a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais (que venham ao encontro às suas necessidades).Informa aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam; Elabora, coordena e executa ações nas áreas de Saúde, Previdência, Educação, Habilitação, Assistência Social e seu público-alvo, crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e segmentos de baixa renda; Elabora a gerencia políticas públicas; Formula e executa planos programas e projetos sociais; Presta orientação social (consultoria) a indivíduos e grupos sociais.

2 comentários:

FLÁVIA MÉLO disse...

O TEXTO ESTÁ INTERESSANTE...MAIS AINDA INCOMPLETO. O(A)ASSISTENTE SOCIAL TAMBÉM ATUA NO JUDICIÁRIO, NO MEIO AMBIENTE,EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO, ENFIM...NAS DIVERSAS POLÍTICAS PÚBLICAS, A FAVOR DOS DIREITOS TRABALHISTAS. SEMPRE PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS.

Marina Furtado Monteiro disse...

Achei linda essa homenagem, ao dia do Assistente Social! Pra melhorar as matérias são ótimas. Parabéns!!!

test

Frase

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

Maurício de Sousa


Vamos curtir

Postagens mais populares no Criança Genial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma linda canção: Voltar a ser Criança