Bloco link grande 2

Translate

0

29 de maio: Dia do Geógrafo

Dos radicais gregos "geo" e "graphos", que significam terra e escrever, surgiu a palavra Geografia. Ela se define como uma ciência que abrange o estudo da superfície da Terra, a fim de descrever e analisar os fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do nosso planeta. Esta superfície apresenta quantidades equilibradas de minerais, água, diversos solos, vida animal e vegetal, além de uma infinidade de detalhes que mudam com o tempo. A relação entre esses diferentes componentes da superfície é o objeto de estudo da Geografia.

A Geografia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, inicialmente, foi chamada de história natural ou filosofia natural. Teve seu início na Grécia antiga, terra de origem da filosofia e das ciências humanas. Porém, este estudo não teve muita importância até o seu ressurgimento, durante o Renascimento e com os grandes exploradores dos séculos XIV e XV. Desde então, a Geografia foi se desenvolvendo até se tornar uma especialidade.
No Brasil, a Geografia só passou a ser matéria das Instituições de Ensino Superior após a Revolução de 30. Nesta ocasião, foram criados os cursos superiores de Geografia e História, nas faculdades de Filosofia e também nos cursos de Administração e Finanças. Atualmente, a Geografia é uma ciência e um instrumento de extrema importância para toda a sociedade.

A dinâmica e complexidade do mundo moderno, exigem pleno reconhecimento dos espaços físicos ocupados pelo homem e como a sua atuação influi na mudança das paisagens. Milton Santos, um dos geógrafos de mais expressividade no Brasil, define a importância dessa ciência em poucas palavras: "O papel da Geografia é explicar as relações que se estabelecem, ao longo da História, entre a Humanidade e o Planeta e a constituição das paisagens e espaços resultantes".

A PROFISSÃO

A título de curiosidade, vale a pena saber que essa profissão começou com os chineses, que foram os pioneiros na organização de dados geográficos sobre a região onde vivem.

Atualmente, para a formação em Geografia, pode-se optar por alguns caminhos: a Licenciatura, o Bacharelado ou ambos. Escolhendo Licenciatura, atuará no ensino fundamental e médio. Optando pelo Bacharelado, poderá atuar como profissional geógrafo em empresas públicas e privadas, Prefeituras, Secretarias de Estado, por exemplo, ou também como autônomo. Em 1979, a profissão de geógrafo foi regulamentada (Lei no 6664); para exercê-la, é preciso ter bacharelado e registro no CREA.

O objeto de estudo da Geografia é - como nas demais ciências humanas - a sociedade e sua organização espacial, que é resultante das relações sociais que vão se desenvolvendo ao longo da história, transformando a natureza. A natureza, por sua vez, transformada pelo trabalho social, é detectada como um espaço geográfico.

O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia-a-dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza.

O geógrafo pode atuar como professor do ensino fundamental ou ensino médio e, se tiver pós-graduação, poderá trabalhar em universidades como professor/pesquisador. Além disso, o mercado de trabalho foi ampliado devido à necessidade desse profissional nos planos diretores do município, nas comissões de meio-ambiente, sem falar que os problemas urbanos e as mudanças no espaço mundial vêm solicitando a presença de geógrafos em cursos, palestras, debates e outros eventos. Estudar os aspectos físicos da Terra, analisar dados sociais e econômicos de uma população, estudar os ecossistemas, prevenir impactos ambientais e levantar informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima são outras possibilidades de atuação do geógrafo.

fonte: portal são francisco

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

+ Pensamentos sobre livros e leitura 05/11 Dia do Cinema Brasileiro 22 de Agosto: Dia do Folclore Brasileiro 7 Vidas do Gato - A Lenda A Independência do Brasil A lenda do arco-iris Adultos que não deixaram de ser crianças Alunos Fascinantes aprender As mordidas na escola Bíblia para as Crianças Bons motivos para cuidarmos da leitura Chupar chupeta ou dedo afeta dentição infantil Chupeta e Mamadeira - Como tirar Como despertar na criança o interesse pela leitura Conto: Uma mulher moderna Crianças podem usar cosméticos?? De Alegria Dia da Vitória Dia do Fico Dia do Folclore Brasileiro Ditado popular doenças infantis educar emprego escola Escravidão Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet estudar estudo Filhos Brilhantes Fimose frases Frases Indígenas Halloween : O dia das bruxas Jogos infantis: Bolinha de gude leitura Leitura Eficiente Mito Indígena do Sol Música Mãezinha do Céu Não percam: Star Wars - O Despertar da Força Negrinho do Pastoreio Nove dicas para incentivar e ensinar as crianças a lerem O Desempregado oração Oração da Família oração do professor Oração para as crianças antes de dormir Oração para as crianças antes de dormir. Oração para as crianças antes de dormir. Música Mãezinha do Céu oração santo anjo do senhor Origem dos dias da semana Outono Pedofilia na internet . Cuidados com as nossas crianças Pensamentos sobre Leitura Piada; a reprodução infantil Piada: medo infantil Piadas de Crianças poema Porque incentivar a Leitura Infantil?? Proteção às crianças Provérbios Que preguiça de mastigar Receita para fazer uma criança feliz Recordações da Infância Sabedoria e Certeza Síndrome cri-du-chat Sobre a paz Sobre Bebês e Filhos superstição superstições Ternura trabalho Trava-lingua uw a Virtude Xixi na cama

Postagens mais populares no Criança Genial