Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras folclóricas


Existem dezenas de brincadeiras folclóricas, algumas brincadas em grupo de crianças, outras em dupla e também há brincadeiras para quem quer se divertir sozinho.
Apesar de toda essa variedade, hoje em dia a moda entre as crianças são os briquedos eletrônicos ou informática como video-game e jogos pela Internet
Mas vale a pena conhecer as brincadeiras folclóricas e porque não, chamar os amigos e se divertir brincando.

Algumas brincadeiras do folclore brasileiro

Amarelinha

Para brincar de amarelinhas, deve-se riscar o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve jogar uma pedra em um dos números, e então fica proibido encostar os pés nessa quadra. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu.

Boneca de pano

Feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

Bola de gude

Essas esferas costumam ser coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Estilingue

Também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e eslático borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos como latas, garrafas e outros objetos.

Esconde-esconde

O objetivo dessa brincadeira folclórica é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número, sendo que ela fica em um determinado local fixo(base) contando enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar pelo menos um escondidos e correr de voltar até a base, chegando antes da criança encontrada. Se todas as crinças escondidas cosneguirem chegar na base antes, entao quem estava contado perde.

Pega-pega

Esta brincadeira folclórica é muito interessante pois além de divertir serve também como atividade física. na brincadeira, uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que correr atrás de outra e tocá-la tambem.

Pião

A brincadeira de rodar pião ainda faz muito sucesso entre as crianças. Ele é feito de madeira e são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Crianças mais habilidosas costumam fazer malabarismos com o pião enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Soltar pipa

As pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel de ceda, sendo que algumas vezes tambem se utilziam sacos plásticos leves no lugar do papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pricipalmente por meninos meninos, ela é um típica brincadeira de garotos. Com uma linha, se consegue direcionar a pipa e fazer malabarismos no céu. Muitos menis utilizam latas para utilizar de carretel e enrolar a linha que os prende a pipa. É neessário vento pra conseguir soltar pipa, e deve se ter muito cuidado com a rede elétrica, o recomendável é soltar a pipa em lugares que estejam livres como campo.

Texto circulante em  varios sites e blogs 

Outros estão lendo:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog