Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Animais de estimação

Amigos para sempre

Dia 14 de Março é comemorado o Dia Nacional dos Animais

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade".Leonardo da Vinci

Nick
Para a família eles são como um parente querido. Para as crianças, grandes amigos. Quem não tem um animal de estimação em casa pode achar estranho, mas dispensar um tratamento especial aos bichinhos têm justificativa. De acordo com psicólogos, eles levam para o ambiente familiar afetividade, harmonia e diversão. Na lista de animais domésticos, cachorro, gato, pássaro e peixe são apenas os convencionais. Há quem prefira conviver com ratinhos e tartarugas. Antes de escolher uma destas espécies, avalie o orçamento e o espaço físico disponíveis. Com o novo amigo dentro de casa, você nunca mais vai ficar sozinho.
Boris

Aprenda com os animais

A chegada de um animal em casa muitas vezes é motivo de festa e curiosidade, principalmente para as crianças. Mas a animação não deve durar apenas durante os primeiros dias. O mascote é completamente dependente dos cuidados humanos e, para viver com dignidade, é preciso levá-lo regularmente ao veterinário, comprar a ração adequada e manter a sua higiene em dia. Isto é o mínimo. Dependendo da espécie e do dono, o tratamento torna-se bastante especial. O desejo de deixar ainda mais fofo o animal de estimação fez crescer o número de lojas tipo pet shop, que oferecem tudo o que o animal precisa e mais um pouco. Até onde o orçamento e o bom senso permitirem, os pais devem incentivar o carinho e o cuidado das crianças com seus bichinhos. Especialistas no comportamento infantil concordam que os animais ajudam a diminuir estados de ansiedade, tédio e medo, além de desenvolver responsabilidades e promover maior integração social.

Vida de cão

Para dizer que um dia não foi fácil, costumamos dizer que foi um dia de cão. Coisa do passado. O melhor amigo do homem ganhou prestígio e hoje é tratado como um membro da família. Quem pretende ter um cachorro dentro de casa precisa avaliar antes o espaço físico que o novo amigo habitará. Em apartamento, independente da dimensão do imóvel, o indicado são as raças de pequeno e médio portes. Não esqueça que o cão irá passar por áreas de uso comum, como o corredor e elevador, e o seu tamanho pode causar problemas com os vizinhos. Procure também comprá-lo em um canil, onde as referências sobre a origem do animal são fornecidas. Além disso, o estabelecimento deve se responsabilizar pelo estado de saúde do filhote por, no mínimo, dez dias após a compra, ao contrário do que acontece em feiras ou nas criações particulares.
Para que o cão realize tarefas básicas, como não atacar, urinar e defecar no lugar certo, é preciso adestrá-lo. Caso não possa contar com a ajuda de um profissional, procure livros sobre o tema.

Bichano

Os gatos são animais mais independentes do que o cão e, por isso, acabam passando uma imagem de desapego. Mas isso é apenas impressão. Os felinos são dóceis e acostumados a viverem sozinhos, uma companhia perfeita para quem fica pouco tempo em casa. O seu adestramento é fácil, pois os gatos, higiênicos por natureza, procuram enterrar seus dejetos e basta ter em casa um recipiente com areia. A recomendação para quem quiser adotar um bichano é castrá-lo. O gato tem um intenso ciclo reprodutivo e no cio causa muitos problemas para os donos, como miar alto, fugir de casa e marcar território com a sua urina. Apesar de se manterem limpos com o banho de língua, os gatos devem tomar banho, mas a periodicidade deve ser determinada pelo veterinário.

Pequenos grandes amigos

Pouco espaço físico não impede que um cantinho seja reservado para a natureza. Aves e peixes convivem em harmonia com os moradores, mesmo em apartamentos e casas pequenos. Existem, por exemplo, vários tipos e tamanhos de gaiolas, que ficam bem acondicionadas na varanda ou na área de serviço. O mais importante na hora de escolher o lugar é notar como será a exposição do pássaro as alterações climáticas. O vento e o frio precisam ser evitados, pois provocam doenças como a pneumonia, e o sol também deve ser moderado. Apesar de todo este cuidado, o pássaro é o animal doméstico que exige menos trabalho aos seus donos. Antes de escolher a espécie que lhe fará companhia, certifique-se de que o passarinho pode viver em cativeiro.
O Feng Shui aconselha: ter um peixinho em casa atrai prosperidade. Mas mesmo para quem não acredita na sabedoria chinesa, um aquário traz inspiração. Com apenas um peixinho ornamental ou com diversas espécies, o aquário permite um momento de contemplação e relaxamento. O peixe é ideal para quem quer ter um mascote, mas viaja com freqüência. A alimentação é dada uma vez por dia, mas eles conseguem ficar até uma semana sem comida, sem maiores prejuízos. Se o tempo da ausência for maior, existe no mercado o alimentador automático, que libera dentro do aquário a ração programada.

Que bicho deu?

Há quem não se importe em levar uma mordida de vez em quando. É o caso dos criadores de hamster, um ativo ratinho que gosta de atividades físicas e também de dar umas dentadas. As caixas de cativeiro são verdadeiros parques de diversões, com rodas e labirintos, mas a atração principal para os hamsters é tentar fugir. Para não correr o risco de perder o seu bichinho, a tartaruga é mais indicada. Quando nascem, estes bichinhos são bem pequenos, variando entre dois e meio e quatro centímetros. Mas as tartarugas crescem independente do espaço físico reservado à elas, chegando a medir 35 centímetros de comprimento. Vivendo em ambientes apertados, estes répteis sofrerá com deformidades na carapaça, chegando a morte precocemente. Mas basta um quintal e um jardim para que as tartarugas vivam por muitos anos. A dieta deste animal é variada e seus hábitos alimentares estão sempre em alteração. Ração, verduras, cen
oura, ovos cozidos e carne bovina estão inclusos no cardápio. Para fazer a dieta ideal, é preciso consultar um veterinário especializado em répteis.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog