Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
0

Músicas educativas infantis


Ouvir música pode ser uma atividade infantil muito divertida. Se a música for para criança, então mais ainda! A cultura brasileira é muito musical, por isso temos muitas cantigas que embalam as crianças desde os seus primeiros meses de vida, fazendo com que a música esteja presente em todas as etapas da vida da criança e tenha uma forte participação no seu desenvolvimento. Atividades que despertam e estimulam as crianças para desenvolver seu senso afetivo, artístico e rítmico promovem ganhos que são para o resto da vida.
Cada fase do desenvolvimento infantil pede um tipo de música, músiquinhas de ninar para bebês, músicas simples com muita repetição para a memorização das crianças por volta dos três anos, e para os mais grandinhos, músicas mais elaboradas, que dialogam com a criança em uma série de movimentos de dança e interpretação da músical. É este terceiro grupo de músicas infantis que vamos apresentar neste post.
Com isso, pretendemos ajudar os pais a terem um momento divertido escutando músicas infantis com os seus filhos. No Brasil, temos artistas que desenvolveram álbuns – ou carreiras inteiras – destinados às crianças, mas o trabalho foi executado com tanto carinho e dedicação que encanta a qualquer um. Você pode escutar em casa enquanto propõe atividades recreativas de interpretação dessas músicas para os seus filhos, ou você pode checar a agenda destes artistas para ver quando farão um show para crianças na sua cidade.
Adriana Partimpim
Sob o nome de Adriana Partimpim, a cantora Adriana Calcanhotto já lançou três álbuns para crianças. As músicas têm um apelo sensorial dirigido às crianças, e letras inteligentes que interessarão aos maiorzinhos assim como aos adultos. As músicas abordam várias temáticas como o que é ser criança, a vida, as comidas, entre outras.
Palavra Cantada
A dupla Sandra e Paulo embalam as crianças desde 1994. Com letras bem elaboradas e uma poética fantástica do mundo infantil, é impossível não ficar encantado com o trabalho da dupla. O canal do Palavra Cantada no YouTube tem, além dos clipes das músicas, vídeos de atividades musicais que você pode fazer em casa com os seus filhos para que eles explorem sons e ritmos.
As músicas do grupo exploram mais a coordenação motora e a capacidade de responder a instruções rapidamente enquanto a música é dita. As narrativas curtas e instigantes das musiquinhas conseguem cativar a atenção das crianças rapidinho. Outras músicas cativam pelo ritmo e os trocadilhos e trava-línguas que os autores fazem com a letra.
Pequeno Cidadão
Tendo como vocalista o cantor Arnaldo Antunes, a banda Pequeno Cidadão faz trabalhos desde 2008. Arnaldo Antunes já tem uma trajetória em músicas voltadas para o público infantil, tendo gravado “Lava uma mão” para o Castelo Rá Tim Bum e “Criança não trabalha” em denúncia ao trabalho infantil.
E você mamãe, que músiquinhas usa para ensinar ao seu filho ritmo ao mesmo tempo em que se diverte com ele?



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog